

Green Pipeline Project
Liderado pela Galp Gás Natural Distribuição (GGND) e financiado pelo Fundo de Apoio à Inovação (FAI), o Green Pipeline Project visa injetar gradualmente hidrogénio verde na rede de gás natural do Seixal.
O hidrogénio verde, combustível 100% renovável, vai ser produzido no Parque Industrial do Seixal, no distrito de Setúbal, através da parceria da GGND com a empresa portuguesa Gestene.
O projeto irá abranger 80 clientes residenciais, terciários e industriais que, a partir de janeiro de 2022, vão começar a receber uma mistura de gás natural e hidrogénio.
Inicialmente, vai ser injetado 2% de hidrogénio na rede de gás natural, uma percentagem que vai ser aumentada gradualmente até atingir um máximo de 20%.
Este projeto conta com a participação de vários parceiros, entre os quais o CATIM, auxiliando na monitorização e acompanhamento de todo o processo, no sentido de garantir que este projeto possa constituir-se como um exemplo de boas práticas para outros projetos que certamente irão decorrer no futuro, tanto a nível nacional como internacional.