M4.0.png
Interreg.jpg

Síntese do projeto 

Aprovado pelo Programa INTERREG Portugal-Espanha, em resultado de uma parceria entre o GAIN, a AIMEN, a ACLUNAGA, o CATIM, o INES TEC e a ANI, o projeto MANUFACTUR 4.0 visa a transferência, para a indústria do sector Naval-Metalomecânico da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal, de novas tecnologias avançadas de produção, como exemplos reais e mensuráveis das melhorias decorrentes da introdução de processos de I+D+i.

Este objetivo traduzir-se-á nas seguintes vantagens:

- Intensificação das relações entre os centros de investigação e as empresas;

- Efeito de incentivo ao nível da implementação das tecnologias 4.0 num sector estratégico para a Euro-Região Galiza-Norte de Portugal.

Este projeto enquadra-se no objetivo específico OE1B – Melhorar a participação do tecido empresarial nos processos de inovação e nas atividades de I+D+i mais próximas do mercado.

M4.0 2.png

Acesso ao Website do Projeto

MISSÕES TECNOLÓGICAS À ALEMANHA

novembro e dezembro de 2019

Entre os dias 20 e 22 de novembro de 2019, a ACLUNAGA organizou, com a colaboração do CATIM, no âmbito do projeto MANUFACTUR4.0, uma Missão Tecnológica a Hamburgo, Alemanha, dirigida às empresas do sector naval e metalomecânico da Galiza e Norte de Portugal. Esta visita teve como objetivo facilitar o acesso e a transferência de conhecimento ao nível das tecnologias avançadas de i4.0, permitindo conhecer, in loco, casos de sucesso associados ao novo paradigma industrial.

As entidades visitadas foram:

- Universidad Técnica de Hamburgo (TUHH)

- Bremer Institut für Produktion und Logistik GmbH (BIBA)

- MEYER WERFT

- Wolfsburg Volkswagen

Projeto MANUFACTUR4.0

Projeto MANUFACTUR4.0

Missão Hamburgo

Missão Hamburgo

Missão Hamburgo

Missão Hamburgo

Missão Hamburgo

Missão Hamburgo

Missão Hamburgo

Missão Hamburgo

Missão Hamburgo

Missão Hamburgo

Entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2019, o CATIM organizou, com a colaboração da ACLUNAGA, no âmbito do projeto MANUFACTUR4.0, uma Missão Tecnológica a Estugarda, Alemanha, dirigida às empresas do sector naval e metalomecânico da Galiza e Norte de Portugal. Esta visita teve como objetivo facilitar o acesso e a transferência de conhecimento ao nível das tecnologias avançadas de i4.0, permitindo conhecer, in loco, casos de sucesso associados ao novo paradigma industrial.

As entidades visitadas foram:

- Bosch Manufacturing Solutions GmbH (i4.0 Guided Tour Feuerbach Plant)

- Festo AG & Co. KG : Technology Plant Scharnhausen

- Fraunhofer Institute for Manufacturing Engineering and Automation

Projeto MANUFACTUR4.0

Projeto MANUFACTUR4.0

Missão Estugarda

Missão Estugarda

BOSCH

Missão Estugarda

Missão Estugarda

Visita Bosch 11/2019

Missão Estugarda

Missão Estugarda

Visita Bosch 11/2019

Missão Estugarda

Missão Estugarda

FESTO

Missão Estugarda

Missão Estugarda

Visita FESTO 11/2019

Missão Estugarda

Missão Estugarda

Visita Fraunhofer

Missão Estugarda

Missão Estugarda

Visita Fraunhofer 11/2019

Missão Estugarda

Missão Estugarda

Fraunhofer

MISSAO ESTUGARDA

MISSAO ESTUGARDA

PLATAFORMA DE eLEARNING

No âmbito do presente projeto, foi preparado e disponibilizado um curso online que abrange seis conteúdos formativos ou temáticas tecnológicas distintas, o qual se encontra disponível para acesso geral por via de uma Plataforma de e-learning. Este curso destina-se, em particular, á comunidade empresarial dos setores naval e metalomecânico (Idiomas: Português e Espanhol).

Os conteúdos formativos disponibilizados abrangem diversos temas, tais como como: realidade aumentada, corte e soldadura robotizada, robotic machine tending, controlo dimensional sem contacto (digitalização 3D), entre outros.

Para solicitarem as credenciais de acesso ao curso, será necessário o preenchimento e envio do formulário de inscrição. 

MISSÃO INVERSA

novembro de 2020

No dia 19 de novembro de 2020 realizou-se, no âmbito do projeto MANUFACTUR4.0, um webinar que teve como objetivo a apresentação dos principais resultados alcançados com este projeto, mais concretamente dos demonstradores tecnológicos que foram desenvolvidos. Esta sessão contou com um painel de debate onde diversas empresas do sector naval e metalomecânico foram convidadas a participar e apresentar os seus contributos relativamente às temáticas em apreço. Foram ainda realizadas várias reuniões bilaterais com empresas convidadas, tendo como objetivo a partilha de experiências e identificação de projetos futuros.  

JORNADA DE ENCERRAMENTO

dezembro de 2020

BannerXornadaMANUFACTUR-01.jpg

A Agência Galega de Inovação – GAIN e o consórcio MANUFACTUR 4.0, do qual o CATIM faz parte enquanto entidade parceira, dinamizaram, no dia 3 de dezembro, um evento que assinalou o encerramento deste projeto. O evento, que decorreu em formato digital e no qual foram apresentados os principais resultados deste projeto, contou com a participação de Salvador Naya Fernández, Vice-Reitor da Universidade da Coruña. Esta sessão contou ainda com a realização de uma "Mesa de Debate", constituída por representantes das várias instituições parceiras do Consórcio, e na qual esteve presente, em representação do CATIM, Vânia Pacheco, responsável pela Unidade de Projetos do CATIM.

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa INTERREG V-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020, o projeto MANUFACTUR 4.0 visou o estudo, desenvolvimento e transferência, para a Indústria dos setores Naval e Metalomecânico, de novas soluções tecnológicas que farão toda a diferença na resposta aos desafios que se colocam a estas empresas no âmbito do i4.0.