
Pense Indústria i4.0


Resumo
O projeto Pense Indústria i4.0 tem como objetivo principal a atração de jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional aliciantes e dando-lhes acesso a experiências motivadoras.
Com atividades dinâmicas, o projeto atua ao nível da sensibilização, atração e capacitação dos jovens do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, para as áreas de saber e profissionais no âmbito de IoT (Internet of Things), tecnologias, digitalização, inovação, empreendedorismo, design e criatividade, descarbonização e transição energética, economia circular e sustentabilidade.
Atividades
Esta nova edição tem enfoque na indústria 4.0 através de quatro atividades principais:
1. Sessões de Sensibilização com Demonstração de Tecnologias Industriais i4.0 (palestras nas Escolas)
Promoção de sessões de demonstração em laboratórios e/ou contextos produtivos ou de prototipagem para incrementar nos jovens um espírito crítico e criativo.
2. Laboratórios de Tecnologias i4.0 e Visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0
Esta atividade compreende visitas de imersão a empresas, ecossistemas empreendedores, feiras ou exposições setoriais, centros de inovação e instituições de ensino superior ou eventuais TED talks, onde é possível demonstrar conceitos e tecnologias da i4.0, integrados em processos de investigação, desenvolvimento e inovação e/ou em processos industriais.
3. Concurso de Ferramentas Digitais i4.0 e empreendedorismo F1 in Schools
O Concurso internacional multidisciplinar, onde equipas de jovens competem entre sim na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura, de acordo com regulamentos específicos, tendo em conta fatores de sucesso de uma empresa de base tecnológica (tecnologias, manufatura aditiva, comunicação, gestão, marketing e empreendedorismo).
4. Concurso Nacional loT
Concurso nacional para apresentação de ideias/soluções inteligentes e exequíveis baseadas em loT (internet das coisas), onde os jovens são desafiados a conceber uma nova solução com conexão via internet, que torne o dia a dia mais smart e simples e que preferencialmente também contribua para a sustentabilidade.
Consórcio
O Pense Indústria i4.0 conta com o apoio do Compete 2020, no âmbito da medida SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial, e envolve um consórcio de sete Centros Tecnológicos:
CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal
CATIM - Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica
CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos
CTCOR - Centro Tecnológico da Cortiça
CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
CTCV - Centro de Tecnologia e Inovação
CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro





